Nós noivas sabemos o tanto que é prazerosa a sensação de preparar o nosso casamento, independente da condição financeira de cada uma. Contudo, a maioria das noivas se esquecem de um fator IMPORTANTÍSSIMO nessa hora: a análise contratual!
Noivinhas, a escolha correta do fornecedor pode ser o mais importante, mas o maior problema que podemos ter é com a redação contratual, pois é o contrato que pode nos prevenir de vivenciar determinadas situações embaraçosas, bem como nos ressarcir (de qualquer maneira que seja) de algum prejuízo causado pelo fornecedor.
Assim, temos que ter em mente que organizar um casamento vai muito além das emoções e ansiedades (principalmente!). É imprescindível que a noiva saiba ler um contrato ou tenha quem o faça por ela! Não podendo se deixar “levar” pelos sorrisos e “dengos” vindos dos fornecedores.
Acreditem, por mais sincero que o fornecedor pareça, desconfie! E por mais sincero que ele demonstre ser, duvide! Exija tudo o que tem direito, todas as cláusulas necessárias para uma prestação de serviço harmoniosa e pautada na confiança. Não acreditem nas promessas, pois nem sempre o que foi dito é o que irá acontecer.
Portanto, irei enumerar algumas “dicas” para que possam evitar maiores dissabores:
1 - Exija que o contrato celebrado seja assinado por duas testemunhas, pois só assim ele valerá como título executivo extrajudicial;
2 - Leia todo o contrato atentamente e peça ao fornecedor que esclareça TODAS as suas dúvidas, rubrique todas as folhas e peça ao fornecedor que faça o mesmo e, também, NÃO DEIXE ESPAÇOS EM BRANCO NO CONTRATO (se tiver, faça um risco);
3 - Pesquise a respeito do fornecedor; hoje a internet nós permite saber muita coisa a respeito das pessoas, e só assim você irá saber referências dele, de como ele trabalha e, principalmente, como ele é “visto” pelas noivinhas que o contrataram;
4 - Confira todos os dados, como identificação das partes, data, horário, o tempo de duração do serviço, o total de produtos a serem disponibilizados, o valor cobrado por tempo extra, a possibilidade de rescisão e eventuais consequências, o número de integrantes disponibilizados, entre outros.
5 - E um dos pontos mais importantes: A PROPORCIONALIDADE!!!! Verifiquem se o contrato estipula penalidades para as duas partes, não se deixem “levar” por contratos que estipulam multas apenas para vocês, isso é absolutamente temerário!!! Todo contrato deve prever multa para as duas partes, tanto para fornecedor, quanto, para o adquirente! E pasmem, a maioria dos contratos só estipulam penalidades para os consumidores, os deixando à “mercê” dos fornecedores, que neste caso poderão cumprir ou não o pactuado. Ou, fazendo com que os consumidores tenham que procurar o judiciário para resolver o impasse.
As dicas acima são apenas alguns cuidados para que as noivinhas tenham a certeza de que o produto ou serviço contratado seja prestado melhor maneira possível ou, ainda, seja possível buscar a reparação de qualquer dano ou falha na prestação ou fornecimento do serviço contratado.
Portanto, atentem-se para este fato e formalizem tudo o que foi contratado e combinado, lembrem-se: o contrato é a prova de tudo o que vocês combinaram e é o único meio capaz de exigir o cumprimento das obrigações!!!

Fonte: Cabeça de Noiva
0 comentários:
Postar um comentário